Saúde mental no trabalho: 7 dicas para manter o equilíbrio no dia a dia
- Ricardo C. Machado

- 6 de jun.
- 6 min de leitura

Conheça algumas práticas para não se deixar levar pelo estresse do ambiente de trabalho
Você sabia que 42% das pessoas já pensaram em pedir demissão por causa do estresse no local de trabalho? O dado é do instituto de pesquisa britânico Mind, que revelou, ainda, que quase todos os entrevistados já faltaram um dia de trabalho devido à pressão, à falta de energia e ao nervosismo causados pelo ambiente corporativo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos mentais atingem cerca de 30% dos trabalhadores em todo o mundo. São mais de 300 milhões de pessoas com depressão e mais de 260 milhões com transtornos de ansiedade. Além disso, muitos profissionais vivem com ambos os transtornos, fazendo com que esta seja a principal causa de incapacidade laboral na maioria dos países.
O problema é ainda mais preocupante devido ao fato de muitas pessoas não levarem a saúde mental tão a sério quanto a física, já que os sintomas são silenciosos e demoram para serem notados em muitos casos. Por isso, quando o profissional percebe que algo está errado, é porque o esgotamento já chegou em um nível considerado alto.
Durante o estudo, a maior parte dos transtornos relatados pelos profissionais foi atrelada a fatores que estavam fora do controle deles, como políticas inadequadas de saúde e segurança, más práticas de gestão, falta de apoio aos funcionários e horas de trabalho inflexíveis.
Entretanto, existem algumas atitudes que estão no controle de cada profissional e que você, enquanto indivíduo, pode adotar no seu dia a dia para evitar que o trabalho infertira na manutenção da sua saúde mental:
Tenha uma rotina de relaxamento pela manhã
Muitas pessoas já chegam esgotadas ao trabalho, pois começam o dia lidando com diversas coisas ao mesmo tempo. Precisam arrumar a casa antes de sair, ou levar as crianças para a escola, enfrentar engarrafamentos ou transportes públicos lotados. Adicione a isso o fato de que a maioria dos profissionais não se alimenta bem pela manhã (quando se alimenta) e o estresse é quase certo.
Como consequência, boa parte dos indivíduos acaba se tornando muito reativa a algumas situações que acontecem no ambiente corporativo, levando críticas profissionais para o lado pessoal ou perdendo a paciência rapidamente, por exemplo. Por isso, tente criar uma rotina que permita, pelo menos, alguns minutos de relaxamento pela manhã.
Experimente acordar 30 minutos mais cedo para tomar café da manhã com calma, ou prepare-o no dia anterior e congele, para ter ainda mais tempo extra. Uma vez que você já estiver acostumado com o novo horário para acordar, aumente a janela de tempo para incluir uma sessão rápida de meditação ou exercícios. Vai fazer toda a diferença no seu bem-estar mental e físico ao longo do dia!
Expresse os seus sentimentos
Muitos problemas enfrentados no ambiente de trabalho são causados pela falta de comunicação. Isso porque, quando um mal entendido não é resolvido imediatamente, esse ressentimento pode afastar as pessoas e causar rupturas na equipe. Porém, manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho é essencial para a nossa saúde mental, já que são esses indivíduos que passam a maior parte do tempo conosco.
Por isso, não tenha medo de se expressar. Se você não se sentir confortável em compartilhar seus sentimentos com todos, identifique aquelas pessoas em que você confia e que você acredita terem mais abertura para o diálogo. Muitas vezes, elas estão passando pela mesma situação que você e, consequentemente, conseguirão entender a sua frustração. Já se não estiverem, elas podem ajudar você a enxergar uma perspectiva diferente.
Caso ser vulnerável com seus colegas de trabalho não seja uma opção, busque o suporte de um amigo que esteja fora do ambiente corporativo. Você vai ver que expressar suas emoções ajuda a aliviar, e muito, a tensão. Considere, também, buscar o acompanhamento de um psicólogo, já que ele possui uma visão imparcial do cenário, que vai ser útil não só para a sua carreira, como também para a sua jornada de autoconhecimento.
Desenvolva a resiliência
Mesmo que você adore o seu trabalho, existem momentos desafiadores. Saber lidar com eles sem comprometer a motivação é uma das habilidades mais importantes para os profissionais atualmente. Principalmente porque, com as mudanças operacionais aceleradas pela pandemia do novo Coronavírus, a forma de trabalhar mudou drasticamente.
Por isso, tente transformar situações difíceis em desafios que estimulem você. Ao invés de se frustrar porque algo não saiu como o esperado, comece a pensar em como você pode resolver o problema e entregar o melhor resultado possível com as condições que possui.
Lembre-se, também, de manter-se flexível e aberto às possibilidades ao invés de lutar contra elas. Encarar os problemas de frente e de forma racional é uma ferramenta poderosa para manter o controle emocional e lidar com a pressão sem prejudicar a saúde mental.
Confie na sua competência
Com o mercado cada vez mais competitivo, é fácil cair na armadilha de pensar que você pode ser substituído por um profissional mais habilidoso ou experiente. E, por mais que essa seja uma possibilidade, ela não pode se tornar o centro da sua vida profissional. Confie no seu potencial e acredite que, se você foi selecionado para a vaga, é porque a empresa queria você como parte integrante da equipe.
Isso não quer dizer, entretanto, que você deve parar de buscar o conhecimento. Afinal de contas, quanto mais nós sabemos sobre determinado assunto, mais confiantes nos sentimos em relação a ele. E confiança é uma parte importante para a manutenção da saúde mental, dentro e fora do trabalho.
Lembre-se, também, que um bom profissional não é feito apenas de competências técnicas (hard skills), mas também do conjunto de habilidades comportamentais e sociais (soft skills). Por isso, foque em ser a melhor versão de você mesmo! Com o tempo, as dúvidas que você tem sobre a sua própria capacidade não terão mais espaço na sua mente.
Faça pausas durante o dia
Você já ouviu falar no Método Pomodoro? Ele foi criado nos anos 1980 e consiste em fazer pausas de cinco minutos para cada 25 minutos trabalhados. A ideia é ter 25 minutos de foco total no que você precisa fazer e usar o tempo de descanso como você preferir. Pode ser para fazer um lanche, dar uma caminhada ou simplesmente olhar as notificações no celular. Escolha a que faz mais sentido para você.
A técnica é cientificamente comprovada por diversos estudos que mostram que o ser humano só consegue se concentrar completamente em algo por, aproximadamente, 20 minutos. Depois disso, a mente começa a divagar e você para de prestar atenção no que está fazendo. Por isso, manter-se ocupado com apenas uma coisa durante esse período de tempo é a forma mais eficiente de concluí-la, sem sobrecarregar o cérebro com uma quantidade grande de informações.
Entretanto, caso fazer esse esquema cronometrado de pausas não seja possível para você, procure entender qual seria a alternativa mais próxima. Mesmo que você só consiga parar depois de uma ou duas horas, é importante fazer múltiplas pausas durante o dia para respirar, organizar as ideias e dar um descanso para a mente.
Respeite os seus limites
Essa dica está muito associada aos sentimentos abordados no tópico anterior, já que muitos profissionais se sentem na obrigação de irem além das suas funções para mostrar que estão dispostos a fazer de tudo para alcançarem os resultados esperados. Entretanto, esse é um caminho perigoso e que, muitas vezes, tende a levar à síndrome de burnout, um distúrbio psicológico caracterizado pela exaustão extrema.
A doença, também conhecida como “síndrome do esgotamento profissional”, é resultado do acúmulo de estresse e tensão emocional no trabalho e é comum em ambientes onde os profissionais costumam trabalhar sob pressão constante. De acordo com o levantamento divulgado pela Microsoft em agosto de 2021, os profissionais com as maiores taxas de burnout são médicos, enfermeiros e trabalhadores da indústria do varejo e alimentação.
Porém, é importante respeitar os seus limites independentemente do mercado de trabalho, pois esse esgotamento pode gerar sintomas como insônia, alterações de humor, falta de apetite, agressividade, dores de cabeça e, até mesmo, lapsos de memória. Além de servir de gatilho para outros transtornos mentais, como ansiedade e depressão.
Cuide da saúde fora do trabalho
A sua saúde enquanto profissional não está desassociada da sua saúde enquanto pessoa! Por isso, é preciso cuidar do corpo e da mente mesmo quando você está fora do espaço de trabalho. Seguir uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos e manter uma boa rotina de sono são atitudes diárias que contribuem para a saúde de forma geral, já que a tríade é responsável pela liberação de diversos hormônios associados ao bem-estar e à felicidade, como a serotonina, a dopamina e a endorfina.
Não esqueça, também, de procurar atividades que proporcionem prazer e sirvam como válvula de escape quando você não estiver trabalhando. Pode ser uma aula de dança, sair com os amigos, assistir um filme engraçado ou treinar suas habilidades artísticas. Escolha as que deixam você mais feliz e trate-as como uma prioridade, ou seja, assim como você tem o trabalho que deve ser feito todo dia, encare essas atividades como parte da sua rotina diária ou semanal.
Tome cuidado, apenas, para não se envolver em diversas coisas ao mesmo tempo. Mesmo que elas sejam divertidas, assumir muitos compromissos sociais de uma só vez também exerce um tipo de pressão que prejudica não só o seu bem-estar mental, como também seu bem-estar físico.
Você está com dificuldade para identificar se a sua saúde mental está precisando de atenção?



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